Link de exemplo

Voltar para Notícias

Criminal

Promotor fala ao MPSP+ sobre prisão imediata de condenados no Tribunal do Júri

Determinação recente do STF é esmiuçada por Everton Zanella

A recente decisão do Supremo Tribunal Federal de determinar a prisão imediata de réus condenados pelo Tribunal do Júri é comentada em detalhes pelo promotor Everton Zanella no MPSP+. Durante a mais recente edição do programa, lançada nesta segunda-feira (23/9), ele fala ao diretor do Centro de Comunicação Social, Claudio Augusto, que considera o entendimento da Corte como um grande avanço, construído com a participação do Ministério Público de São Paulo. "Antes do início desse julgamento, fizemos sustentação oral no STF", relembra.

Zanella explica que o Tribunal do Júri é amparado pelo princípio constitucional da soberania dos vereditos, pois os jurados são os responsáveis pela decisão do mérito nos casos de crimes cometidos contra a vida.

À frente do Núcleo de Apoio ao Júri (NAJ), o entrevistado fala ainda do trabalho desenvolvido pelo órgão, que dá suporte aos promotores designados para atuação em plenário. "A ideia do NAJ é que um colega experiente na área converse com o colega responsável pelo caso de forma a ajudar a estratégia a ser adotada no julgamento", conta. Ele revela também os esforços atualmente empreendidos para a implementação de núcleos regionais do NAJ, de forma que o setor auxilie promotores nas diversas regiões do Estado.

Esta e outras edições do MPSP+ podem ser vistas no canal da instituição no YouTube.